(19) 99107-0550
Ligue agora
contato@virtuainfo.com.br
Nosso E-mail
Seg à Sex - 08h00 - 18h00
Atendimento
Sites de qualidade e valor justo.
Logotipo Virtuainfo
Ir para o conteúdo

O que é geolocalização e como utilizá-la a favor do seu negócio?

Virtuainfo - Sites, Lojas Virtuais e Hospedagem
Imagine que você está com fome e deseja sair para comer algo. Ao abrir o mapa em seu celular, você digita “hamburgueria” na barra de busca e, de repente, vários resultados aparecem nas proximidades. Como essas recomendações chegam até você, afinal? Ora, utilizando-se da sua localização em tempo real, é claro!
Já parou para pensar no quanto somos dependentes desse tipo de sistema? Diariamente, usamos diversos mapas e aplicativos para encontrar lojas e estabelecimentos, traçar rotas para veículos, solicitar transportes particulares, fazer pedidos por delivery e muitas outras coisas.
Sistemas como estes concedem informações valiosas para empresas de todos os segmentos. O que elas fazem com isso? Por um lado, prometem fornecer cálculos de rotas e notícias de trânsito. Por outro, reconhecem, nos trajetos diários, dados sobre onde os usuários moram, os lugares que frequentam e até mesmo os seus hábitos de consumo. Todos esses dados são identificáveis através do que chamamos “geolocalização”.

Mas o que é a geolocalização?
É um recurso utilizado para determinar a localização precisa de qualquer aparelho eletrônico conectado a uma rede, seja ela GPS, antenas telefônicas, GMS (via radiofrequência) ou wireless (através de redes wi-fi). Considerando que cada um desses aparelhos pertence a um indivíduo, temos em consequência um constante monitoramento dos trajetos de bilhões de pessoas pelo mundo.
Hoje, a geolocalização é a base de muitos serviços on-line que compõem parte da nossa rotina. Sem ela, aplicativos como o Uber, Waze, IFood e até mesmo games como o Pokémon Go não seriam possíveis. Esses aplicativos coletam informações sobre hábitos e comportamentos e traduzem em melhorias para a experiência do usuário, além de oferecer diferenciais exclusivos segundo a sua localidade (já se encontrou recebendo promoções especiais daquela lanchonete perto de casa?). As possibilidades são infinitas!


Da utilidade ao entretenimento, a geolocalização ocupa diversas ferramentas. (Reprodução: Uber e Pokémon Go)

Com o avanço do gerenciamento de dados, os sistemas de geolocalização tendem a se tornar mais avançados e assertivos. Para muitas empresas, esses dados podem (e devem!) ser utilizados como norteadores do negócio, auxiliando na tomada de decisão e consequente aplicação de novas estratégias.

Quais os benefícios, na prática?
Vamos retornar ao exemplo da hamburgueria. Considere-se, agora, como o dono desse negócio. Imagine o quão vantajoso seria entender (quase) perfeitamente quem são e onde residem os seus clientes e a, partir disso, traçar estratégias para oferecer ofertas apropriadas conforme a sua localização. O geomarketing, abordagem oriunda da geolocalização, é a base de muitas campanhas de marketing digital que tem como foco o alcance de clientes locais. Usando essas informações, empresas de todos os tamanhos garantem uma maior compreensão de aspectos, como:

  • Endereço dos clientes;
  • Distância entre eles e seu negócio;
  • Rotas preferíveis e meios de transporte mais utilizados;
  • Locais os quais preferem frequentar ou evitar;
  • Lojas e estabelecimentos que costumam comprar;
  • Hábitos e preferências de consumo;

Com base nesses dados, empresas conseguem tomar medidas direcionadas para obter mais retorno. Essas ações variam muito segundo o objetivo da organização, mas são extremamente efetivas quando baseadas em informações reais e verdadeiramente utilizáveis. Entre elas, temos:

  • Aparecer nas imediações de busca de qualquer usuário que pesquisar por palavras-chaves relacionadas ao seu negócio;
  • Alocação de pontos de venda e filiais em endereços mais frequentados pelos clientes e/ou de acordo com as suas principais dores relacionadas ao deslocamento;
  • Notificá-los com ofertas, descontos e promoções quando estiverem próximos de sua loja;
  • Entender o melhor momento e a melhor abordagem dependendo do histórico de visitas daquele cliente ao seu ponto de venda;
  • Verificar quem são os principais concorrentes atraindo o seu público;
  • Onde realizar campanhas de marketing (outdoors e publicidade), eventos e ações sociais dentro da comunidade;
  • Campanhas de marketing digital como Google ADS e Facebook ADS, delimitando o alcance destas com base na localização daquele cliente ou potencial cliente.

Independente do ramo ou tamanho da empresa, todas estão procurando um maior entendimento dos hábitos do seu público. A geolocalização é apenas uma das inúmeras ferramentas provenientes do avanço tecnológico, utilizadas no mercado na sua totalidade. Ignorar essa estratégia pode ser uma decisão arriscada ao considerar que o seu concorrente já está se adequando a ela.

Como ter acesso aos dados de geolocalização?
Os relatórios oriundos de geolocalização são normalmente obtidos através de plataformas especializadas que gerenciam essas métricas e apresentam de forma estratégica para auxiliar no poder de escolha.
A Virtuainfo em parceria com a HubLocal, por exemplo, oferece um acompanhamento aprofundado dessas informações, pois insere a sua marca em centenas de mapas e listas na internet, minando dados de valor para auxiliar seu negócio local a crescer ainda mais.
Solicite agora mesmo uma apresentação através de um profissional, através no WhatsApp clicando AQUI (19) 99107-0550


Voltar para o conteúdo